Marketing de eventos: Dicas importantes para seu evento ser um sucesso

O marketing de eventos é a promoção de um produto, marca ou serviço por meio de interações pessoais. Existem muitas formas de marketing de eventos e cada uma pode ser fornecida para atender aos objetivos específicos do profissional de marketing, ou da empresa que está realizando o evento.

O marketing de eventos pode hospedar um evento para construir relacionamentos mais fortes com clientes potenciais. Também pode ser participar de um evento como expositor para educar os clientes em potencial sobre a oferta de produtos de sua empresa. O marketing de eventos pode até incluir eventos digitais, como webinars ou workshops transmitidos ao vivo. 

Os eventos são fundamentais para divulgar algo para clientes futuros, além de fazer as pessoas se divertirem e se conectarem de várias formas. Não esqueça de fornecer um brinde do seu evento para os frequentadores, como canecas universitárias de alumínio, camisetas, ursos de pelúcia e etc. Todos os brindes podem envolver o nome da sua marca, assim quando a pessoa chegar em casa e olhar para o brinde vai lembrar da sua marca e até se tornar seu cliente.

Por que o marketing de eventos é importante?

A maioria dos profissionais de marketing acredita que o marketing de eventos é o canal de marketing mais eficaz para atingir as metas de negócios.

Tipos de Eventos

A tecnologia aprimorada combinada com a necessidade crescente de eventos resultou em uma ampla variedade de tipos de eventos. Ter um entendimento firme de cada tipo de evento ajudará os profissionais de marketing de eventos a determinar quais deles se alinham melhor com seus objetivos específicos. Abaixo está uma lista completa, de alguns eventos que você pode promover para divulgar sua marca ou produto.

Conferências

Esses eventos de grande escala constituem uma parte significativa da indústria de eventos. As conferências podem ser B2B ou B2C e geralmente têm uma programação repleta de palestrantes envolventes, workshops educacionais e sessões de networking valiosas. As conferências de maior sucesso são aquelas que equilibram um ambiente profissional com uma atmosfera energética e social.

Feiras

Feiras e exposições têm como objetivo apresentar novos produtos e serviços de uma variedade de marcas relacionadas de forma profissional. Normalmente, esses tipos de eventos têm um tema que une os estandes. 

Seminários

Os seminários geralmente acontecem em um ambiente mais íntimo e têm como foco principal educar os participantes. O grupo menor de participantes permite discussões mais profundas e compartilhamento de conhecimento valioso. Os seminários geralmente duram um dia e muitas vezes apenas por algumas horas.

Reuniões internas da empresa e reuniões periódicas de negócios

Reuniões internas da empresa e encontros periódicos de negócios são eventos usados ​​para discutir um grupo seleto de tópicos a fim de avaliar o progresso, facilitar o lançamento de projetos ou resolver um problema específico. Eles são comuns em empresas com mais de 25 funcionários, mas empresas menores também podem se beneficiar deste tipo de evento.

Eventos de Liderança de Pensamento e Networking

O objetivo de uma liderança inovadora ou eventos de networking é apresentar a autoridade de uma marca em um domínio específico e fornecer oportunidades para que pessoas com interesses comerciais relacionados se encontrem e interajam umas com as outras. Este tipo de evento pode incluir VIPs ou se concentrar mais na admissão geral.

Em resumo os diversos tipos de eventos, podem valorizar a sua marca, além de mostrar seus produtos e se conectar com possíveis clientes.