A tecnologia da nova era dos restaurantes

Com aplicativos móveis, chatbots e tablets para fazer pedidos e check-out, integração com a Internet, a indústria de restaurantes tradicionais como conhecemos agora deixará de existir. Para acompanhar e manter a relevância em nosso mundo impulsionado pela tecnologia, a indústria de restaurantes está passando por uma enorme transformação digital, com a implementação de plataformas totalmente digitais voltadas para aumentar os pontos de acesso e melhorar a experiência do cliente. A indústria tem uma nova demanda impulsionada por clientes e concorrentes para oferecer um padrão mais alto de facilidade, conveniência e serviço por meio da tecnologia.

A experiência do cliente é um dos diferenciais competitivos mais importantes. No setor de restaurante, os pilares são: preço, atendimento e sabor. Os principais restaurantes estão adotando ofertas de serviços e vantagens mais centradas em tecnologia, à medida que as redes buscam se inserir nas rotinas diárias dos clientes, recompensar a fidelidade e diminuir o tempo de transação.

Vantagens na nova tecnologia para restaurantes

Há muitas vantagens, o cliente consegue utilizar tecnologias de localização geográfica para localizar restaurantes da região. Os consumidores conseguem encontrar ofertas especiais vinculadas a pontos específicos.


Os restaurantes usam dados simples. Quando o cliente cria um formulário de contato ou faz uma reserva online, o restaurante usa essas informações para surpreender e encantar os clientes que comemoram aniversários, formaturas e muito mais. A maioria dos consumidores está disposta a compartilhar informações sobre si mesmos em troca de uma marca que os “conheça” e, como resultado, melhore sua experiência.

A tecnologia dos smartphones e o acesso onipresente à Internet fornecem informações e ofertas de serviços ao alcance dos consumidores. Os restaurantes que permitem que os clientes façam pedidos e paguem com aplicativos móveis encontraram maneiras de economizar o tempo, oferecer promoções, descontos especiais e tornar a experiência geral fácil e agradável. Funciona da seguinte maneira: O pagamento está vinculado a cartões de crédito ou cartões de vale refeição, então tudo que o cliente precisa fazer é entrar na loja, fazer um pedido e pronto. Assim como também o restaurante pode utilizar cartão para abastecimento de combustível para abastecimento dos veículos que transportam seu estoque. A tecnologia também está mudando as interações com os clientes em estabelecimentos de serviço de mesa tradicionais.

Os aplicativos podem fornecer um tempo de espera estimado, para que os clientes possam evitar a espera em longas filas, especialmente durante os horários de pico do almoço ou jantar.

Ter um software de cardápio digital fixado na mesa é um ponto positivo para o restaurante e cliente, poupando tempo na hora de escolher o prato.

A tecnologia de restaurantes se baseia no comprometimento com a empresa e cliente, oferecendo vantagens práticas, fidelizando sua marca através da tecnologia. Há muitas formas de aumentar sua base de clientes, colocando em prática suas ideias e incrementando seu restaurante com a tecnologia digital atual.

A tecnologia simples também aumenta a qualidade de vida, principalmente para clientes que acabam esperando por uma mesa disponível ou um prato mais elaborado, a tecnologia pode ajudar o cliente a fazer um pedido a um barman que prepara a bebida favorita de um indivíduo e surpreendê-lo com o coquetel enquanto espera por uma mesa. Assim diminuindo o desconforto causado pela fila de espera.

Ter uma experiência do cliente, eficiência comercial e integração de tecnologia, ajuda a atender e superar as expectativas. Implemente essas ideias agora mesmo no seu restaurante.