Dicas para utilizar novas ideias nas embalagens do seu e-commerce

Ao propor novos produtos ou embalagens, seja de forma informal ou presencial, é fundamental estar preparado. Os varejistas estão em busca de novas ideias, mas elas precisam ser realmente novas. 

As embalagens são importantíssimas para o crescimento de seu e-commerce, realizar um investimento em embalagens de qualidade pode aumentar as suas vendas, fidelizar seus clientes e levar o nome da sua marca ao sucesso.

Existem muitas embalagens que você pode utilizar em seu e-commerce, as mais utilizadas são as sacolas personalizadas de plástico, que podem além de transportar o produto comprado pelo cliente de forma segura, ainda faz o marketing da sua marca por onde for.

Aqui estão algumas dicas para impressionar os guardiões da rede de varejo.

Ofereça algo novo e diferente

Sempre que possível, tente criar um conceito de embalagem / produto ou apresentação de marca verdadeiramente novos. Você precisa de um “Uau!” primeiro. Encontre um nicho que não seja atendido ou assuma a liderança em uma tendência emergente de consumo. 

sacolas personalizadas plastico

E não tenha medo de ser muito específico para o produto. Se a ideia for boa, ela poderá ser expandida para uma estratégia mais ampla. Encontre um equilíbrio entre se diferenciar do cenário atual e permanecer relevante para a vida dos clientes atuais. É um equilíbrio que alguns na indústria chamam de “ruptura significativa”.

Desenvolva uma história única

Pense no ângulo do marketing como uma história totalmente realizada e seja capaz de apresentá-la dessa forma. Em seguida, explique como a apresentação da embalagem conta essa história. Antecipe as histórias de seus concorrentes ou aquelas que você suspeita que o varejista já ouviu antes. 

Refine a história até que seja breve e concisa – e tenha um ponto de vista forte e comprometido. Compreenda a realidade dos conjuntos de prateleiras e planogramas e defenda a colocação ao nível dos olhos para produtos de nicho.

Crie embalagens que agreguem novo valor

A criatividade é a única limitação no desenvolvimento de embalagens que sejam mais funcionais, mais fáceis de abrir, mais divertidas de usar, tenham uma vida útil prolongada ou se transformem em um “produto” próprio. 

Uma maneira fácil de agregar valor com caixas e cartões é experimentar recursos de design de papelão ainda subutilizados, como quintos painéis, abas funcionais, cortes especiais, painéis interiores surpreendentes e histórias de sustentabilidade envolventes.

Não tente competir apenas com base no preço 

Entenda que a maioria dos varejistas agora tem várias camadas de produtos de marca própria. Eles estão constantemente pensando em como competir em preço, o que pode não ser tão difícil, especialmente com suas expectativas de margens mais baixas. 

No entanto, esteja preparado para explicar sua estrutura de preços e possibilidades de níveis. Não se surpreenda se o varejista pedir para inspecionar suas operações e vir preparado com um plano de distribuição para fornecer produtos “just-in-time”. 

Sempre que fizer sentido, tenha uma história ambiental para contar. Os varejistas estão profundamente interessados ​​em melhorias ambientais em embalagens e nas métricas por trás delas.

Pesquise o varejista 

Qual é a posição de mercado específica do varejista? Quais são seus objetivos de longo prazo? Que consumidores eles estão tentando alcançar? Que marketing de alvo eles estão usando? Armado com esse conhecimento, incorpore sua própria história à história deles. 

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Faça sua lição de casa sobre as dimensões comuns de prateleiras do varejista, requisitos de empilhamento, layouts de planogramas e delineamentos de departamento – e onde seu produto se encaixa. Aprenda como sua embalagem será tratada em sua cadeia de distribuição específica. Explore várias opções de merchandising no que diz respeito a como seu pacote pode ficar na prateleira, exibir, vender e reabastecer.

Pesquise os clientes do varejista

Aprenda como o cliente principal do varejista atende e respeite o conhecimento do varejista. Pergunte a si mesmo: como esse novo produto ou embalagem trará novos negócios ou promoverá a fidelidade à loja? 

Frequentemente, os varejistas querem seus próprios pacotes personalizados de marcas nacionais para que possam atrair os clientes com ofertas exclusivas ou propostas de produtos exclusivas.

Venha preparado com projeções de ROI

Pesquise os resultados financeiros e defenda uma rápida recuperação do ROI. Fornece diagnósticos projetados sobre possíveis volumes de vendas e margens de lucro. Atenha-se à lucratividade direta do produto que o varejista pode esperar – não lucros secundários ou terciários que podem vir depois. 

Use a pesquisa do consumidor para encontrar um meio-termo bem-sucedido entre o que é certo para os consumidores e o que é certo para o varejista. Entenda a concorrência de marca própria e como seu produto ou embalagem complementará os produtos e embalagens do próprio varejista.